Portugal em “Fase de Mitigação”

A fase de mitigação da doença COVID-19 corresponde ao nível vermelho de resposta à doença e é ativada quando se verifica uma situação de epidemia ativa.

Não sendo já possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infetou quem, porque o vírus passou a estar em todo o lado, o Governo declarou a entrada de Portugal na fase de mitigação. Esta fase entra em vigor dia 25 de março, quinta-feira, a partir das primeiras horas da madrugada. O Serviço Nacional de Saúde está a preparar-se para ela esta nova fase há várias semanas.

Nesta fase de mitigação, a resposta à infeção é focada no alívio dos efeitos do Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar o número de mortos até ao surgimento da vacina ou de um tratamento eficaz.

A prestação de cuidados deixa de estar centralizada nos hospitais de referência, passando a incluir também os hospitais distritais e o sistema de cuidados primários. Em cada Agrupamento de Centros de Saúde vai existir uma área dedicada à COVID-19 separada fisicamente da área de atendimento geral.
Inevitavelmente os utentes de Porto de Mós não escaparão à infeção. A maioria apresentará sintomas ligeiros e deverá ficar em casa sob vigilância ativa do médico de família.
Mantenha-se em casa e, em caso de suspeita, não vá, mas telefone para a sua unidade de saúde onde será depois encaminhado para o serviço mais adequado.

Plano Nacional

De Preparação e Resposta à COVID-19
Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES

É tempo de Celebrar

A equipa da USF Aire e Candeeiro foi recentemente reforçada com a entrada de uma profissional que será a nova Médica de Família dos utentes do Alqueidão da Serra.

Ler Mais »

Saúde: Ponto de Situação

A Saúde está na ordem do dia. Se por um lado não faltam notícias das dificuldades dos utentes no acesso aos cuidados de saúde, por outro, o Serviço Nacional de

Ler Mais »

Jorndas ERS

A ERS- Entidade Reguladora da Saúde vai realizar no próximo dia 27 de setembro as suas jornadas anuais sobre Direitos e Deveres dos Utentes

Ler Mais »

A Ur’Gente responde

Ao abrigo da Lei de Imprensa (artigos 24º a 27º), a Ur’Gente, Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, solicitou à

Ler Mais »

Merecemos +SNS

A Ur’Gente participou na manifestação cidadã +SNS realizada em Lisboa no passado dia 3 de junho sob o lema O Povo

Ler Mais »