A fase de mitigação da doença COVID-19 corresponde ao nível vermelho de resposta à doença e é ativada quando se verifica uma situação de epidemia ativa.
Não sendo já possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infetou quem, porque o vírus passou a estar em todo o lado, o Governo declarou a entrada de Portugal na fase de mitigação. Esta fase entra em vigor dia 25 de março, quinta-feira, a partir das primeiras horas da madrugada. O Serviço Nacional de Saúde está a preparar-se para ela esta nova fase há várias semanas.
Nesta fase de mitigação, a resposta à infeção é focada no alívio dos efeitos do Covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar o número de mortos até ao surgimento da vacina ou de um tratamento eficaz.
A prestação de cuidados deixa de estar centralizada nos hospitais de referência, passando a incluir também os hospitais distritais e o sistema de cuidados primários. Em cada Agrupamento de Centros de Saúde vai existir uma área dedicada à COVID-19 separada fisicamente da área de atendimento geral.
Inevitavelmente os utentes de Porto de Mós não escaparão à infeção. A maioria apresentará sintomas ligeiros e deverá ficar em casa sob vigilância ativa do médico de família.
Mantenha-se em casa e, em caso de suspeita, não vá, mas telefone para a sua unidade de saúde onde será depois encaminhado para o serviço mais adequado.
Partilhe:

Falta de Médicos Continua
A Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Porto de Mós continua a enfrentar uma grandes dificuldades com a falta de médicos, para desespero dos utentes.

Ur´Gente: A Missão Continua
Tomaram posse os novos Corpos Sociais da Ur’Gente para os próximos três anos. Uma palavra de gratidão aos elementos que agora

Ur’Gente presente na vigília de jovens médicos
Médicos internistas da especialidade de saúde geral e familiar manifestaram-se em Leiria pelo direito dos utentes do SNS a um médico de família.

Ur’Gente distinguida com Prémio D. Fuas 2022
Associação Ur’Gente distinguida com Prémio D. Fuas 2022, na categoria de Responsablidade Social.

Eleições na Ur’Gente a 2 de dezembro
A Assembleia Geral da Ur’Gente, que se realizou no passado dia 2 de junho, aprovou o relatório e contas dos anos de 2020 e 2021 e marcou a data das eleições para os Órgão Sociais.

Tributo a Ana Margarida
A apresentação de novos associados no próximo dia 3 de junho durante a homenagem à nossa ex-presidente, é o tributo que pretendemos dar à Ana Margarida

Ur’Gente celebra Dia Mundial da Saúde
Associação oferece orguídeas aos profissionais dos polos de saúde do concelho.

Ur’Gente está de Luto
A Presidente da Ur’Gente faleceu no Hospital de Coimbra e deixa como legado a causa da defesa dos utentes de saúde do SNS

Situação do Acesso à Saúde
Associação Ur’Gente e ACES-PL debatem, em reunião de trabalho, problemas do acesso aos serviços de saúde na UCSP, Unidade de Saúde de Porto de Mós