Ir trabalhar é a questão…

Muitas pessoas que trabalham por conta de outrem estão com o dilema de sair de casa para ir trabalhar. Veja neste pequeno artigo o que pode fazer.

Em primeiro lugar, tem cabimento a questão de, se o seu trabalho porventura é compatível de realização em regime de teletrabalho. Se assim for, não necessita fazer mais nada para ficar em casa, pois com o estado de emergência fica decretado que deve permanecer em casa.

TELETRABALHO - É obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, independentemente do vínculo laboral, sempre que as funções em causa o permitam.

Caso não possa ficar em teletrabalho, a situação é um pouco mais complicada, pois efetivamente a baixa médica deve reservar-se para situações de doença (não de risco de exposição), e o isolamento profilático só pode ser emitido pela saúde pública, em geral só sendo emitido quando existam critérios para enquadrar a pessoa como caso suspeito… Ou seja, nas situações em que não haja critérios que encaixem na definição de caso suspeito, mas nas quais exista alto risco devido às comorbilidades da pessoa, entramos numa espécie de vazio legal, onde a melhor forma de actuar é deixada à interpretação, podendo encontrar-se respostas diferentes por parte de profissionais de saúde diferentes, uma vez que não há orientações inequívocas.
Com base nestas observações, e no que alguns consideram a linha de atuação mais sensata, recomenda-se, por ordem de prioridade, adotar a primeira das seguintes opções que lhe seja possível:

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES

É tempo de Celebrar

A equipa da USF Aire e Candeeiro foi recentemente reforçada com a entrada de uma profissional que será a nova Médica de Família dos utentes do Alqueidão da Serra.

Ler Mais »

Saúde: Ponto de Situação

A Saúde está na ordem do dia. Se por um lado não faltam notícias das dificuldades dos utentes no acesso aos cuidados de saúde, por outro, o Serviço Nacional de

Ler Mais »

Jorndas ERS

A ERS- Entidade Reguladora da Saúde vai realizar no próximo dia 27 de setembro as suas jornadas anuais sobre Direitos e Deveres dos Utentes

Ler Mais »

A Ur’Gente responde

Ao abrigo da Lei de Imprensa (artigos 24º a 27º), a Ur’Gente, Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, solicitou à

Ler Mais »

Merecemos +SNS

A Ur’Gente participou na manifestação cidadã +SNS realizada em Lisboa no passado dia 3 de junho sob o lema O Povo

Ler Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.