Guia Prático de Acesso aos Cuidados de Saúde

Apesar do foco da saúde pública estar virado para a mitigação da pandemia provocada pela COVID-19, as nossas unidades de saúde continuam a prestar os cuidados primários aos seus utentes. 

A autoridade regional de saúde, ARSCentro, identificou um conjunto de serviços essenciais que continuam a ser prestados pela USCP de Porto de Mós e USF Novos Horizontes e outros que passam a estar suspenso, como é o caso dos rastreios do cancro da mama, colo do útero, colo retal, retinopatia diabética e saúde visual infantil. Estão também suspensas as visitas dos delegados de informação médica às unidades de saúde e as ações de formação externas.
Neste Guia Prático irá perceber quais os serviços que continuam a funcionar e de que forma pode aceder aos cuidados de saúde habituais.

Consulta de adultos

— Deve usar os contactos telefónicos da UCSP ou o  SNS 24 — 808 24 24 24. De preferência, telefone para o polo de saúde onde está inscrito. Se for utente de Arrimal ou Mendiga deverá contactar em primeiro lugar o polo de Serro Ventoso.
— Se em vez de uma dor na anca, estiver com tosse e/ou febre e/ou dificuldade respiratória deve ligar para o SNS 24 — 808 24 24 24. Se lhe for aconselhada observação no centro de saúde, ligue para a UCSP e ser-lhe há indicada a zona do edifício onde se deverá dirigir (o espaço da chamada “Consulta Aberta” dos fins de semana está agora preparado para responder a casos suspeitos covid-19, e funciona de segunda a domingo).

— Se tem uma doença crónica descompensada (Diabetes, DPOC, Hipertensão, entre outras) ou se apresenta  resultados sugestivos de doença oncológica deve usar os contactos telefónicos da UCSP
De preferência, telefone para o polo de saúde onde está inscrito, e no caso de ser utente de Arrimal ou Mendiga deverá contactar em primeiro lugar o polo de Serro Ventoso.

— Para início de insulinoterapia ou outras questões relacioadas com doenças crónicas deve usar os contactos telefónicos da UCSP. De preferência, telefone para o polo de saúde onde está inscrito, e no caso de se utente de Arrimal ou Mendiga deverá contactar em primeiro lugar o polo de Serro Ventoso.

— A emissão de certificado de incapacidade temporária para o trabalho ou de assistência à família obedece a critérios específicos. 
O melhor mesmo é telefonar para o seu polo de saúde apresentando o caso e ser-lhe-ão apresentadas as opções que se enquadram no seu caso concreto.


— Se possível enviar o resultado por e-mail; se não, poderá dirigir-se ao polo respetivo e o seu médico de família irá orientar o seu caso de acordo com o resultado.

— Pode pedir receituário por e-mail, telefone ou presencialmente no respetivo polo (no caso de ser utente de Arrimal ou Mendiga deverá recorrer ao polo de Serro Ventoso). Em caso de dificuldade maior, recorra ao Gabinete do Cidadão por mail ou telefone (244 499 206) que o ajudará na obtenção do receituário.

Consulta de Planeamento Familiar

— A equipa de enfermagem da nossa UCSP disponibiliza contracetivos nos respetivos polos, incluindo contracetivos de emergência.


— Deve contactar o Serviço de Urgência do Centro Hospitalar de Leiria pelo telefone 244 817 016 ou por e-mail. Em alternativa, pode contactar a UCSP Porto de Mós.

Consulta de Saúde Materna

— E vai ser. Assim que possível, telefone para a UCSP e agende a sua primeira consulta. Durante este período de mitigação do COVID-19 apenas faz parte da lista de serviços mínimos da UCSP a realização da consulta pós-parto. No entanto, deverá manter contacto com o seu médico de família. Ele avaliará a necessidade de manter o seu seguimento pelos exames protocolados.
A avaliação destes exames não necessita de consulta presencial, basta enviar os exames por e-mail ou entregá-los no polo de saúde para o seu médico de família avaliar. Será informada dessa avaliação.
— 
No caso de qualquer intercorrência ou doença aguda durante a gravidez deve contactar por telefone a sua UCSP para marcar consulta urgente e em seguida dirigir-se até lá.

Consulta de Saúde Infantil e Juvenil

—Sim, indiscutivelmente. A nossa USCP tem um programa de acompanhamento que deve seguir com atenção:

=> O “teste do pezinho” (rastreio metabólico) deve ser agendado assim que tiver alta da maternidade. A forma mais fácil de fazer o agendamento é por telefone. O teste será realizado pela nossa equipa de enfermagem. 

=> As consultas do 1º ano (1ª consulta, consulta do 1º mês, 2 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses, 12 meses) também são agendadas previamente (ou você poderá ser contactada pela equipa de enfermagem). 

=> Se o seu bebé apresentar uma doença aguda, por favor entre em contacto por telefone com a UCSP ou ligue para o SNS 24 — 808 24 24 24. Se as queixas forem do foro respiratório ou febre poderá ter que levar o seu bebé ao atendimento para Porto de Mós.

=> A vacinação das crianças (e das grávidas) é assegurada na UCSP em Porto de Mós e no polo de Mira de Aire. Se as vacinas do seu bebé estão em falta, por favor, trate disso rapidamente fazendo o agendamento por telefone para uma das duas unidades de saúde

Cuidados de Enfermagem

— A nossa UCSP continua a assegurar o seguimento de tratamentos de enfermagem tais como cuidados de penso e tratamentos injetáveis.

Dado o caráter excecional e temporário para prevenção da transmissão da infeção por COVID-19, a DGS tomou medidas de exceção para o cumprimento do Programa Nacional de Vacinação nas quais a vacinação de adultos sauáveis não é prioritário. 

Obtenha aqui o comunicado da Direção Geral de Saúde.

Cuidados Domiciliários

— Sim. Mantém-se as marcações de visitas domiciliárias, sobretudo em situações inadiáveis e que careçam de continuidade.

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES

É tempo de Celebrar

A equipa da USF Aire e Candeeiro foi recentemente reforçada com a entrada de uma profissional que será a nova Médica de Família dos utentes do Alqueidão da Serra.

Ler Mais »

Saúde: Ponto de Situação

A Saúde está na ordem do dia. Se por um lado não faltam notícias das dificuldades dos utentes no acesso aos cuidados de saúde, por outro, o Serviço Nacional de

Ler Mais »

Jorndas ERS

A ERS- Entidade Reguladora da Saúde vai realizar no próximo dia 27 de setembro as suas jornadas anuais sobre Direitos e Deveres dos Utentes

Ler Mais »

A Ur’Gente responde

Ao abrigo da Lei de Imprensa (artigos 24º a 27º), a Ur’Gente, Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, solicitou à

Ler Mais »

Merecemos +SNS

A Ur’Gente participou na manifestação cidadã +SNS realizada em Lisboa no passado dia 3 de junho sob o lema O Povo

Ler Mais »