Aquilo que era para ser um simples direto de televisão com o objetivo de sinalizar a falta de médico na União de Freguesias Mendiga e Arrimal neste Dia Mundial da Saúde, transformou-se numa manifestação de insatisfação dos utentes pela falta de cuidados de saúde primários naquelas duas freguesias.
Neste dia em que todos são convidados a colocar a saúde no centro das atenções, a associação Ur’Gente assinalou a data com a oferta simbólica de uma orquídea às equipas de profissionais que cuidam da saúde dos utentes do concelho Porto de Mós.
“A orquídea é uma flor frágil e precisa de muitos cuidados para não morrer, foi esta flor que escolhemos para celebrar o dia”, refere João Gabriel, secretário da direção da Ur’Gente.
Apesar de alguns polos estarem encerrados por falta de médicos (Mendiga, Arrimal e S. Bento) ou terem sido extintos (Alcaria e Alvados), a associação não esqueceu os utentes destas freguesias confiando as flores ao cuidado dos presidentes de Junta.
A associação ofereceu também uma orquídea ao Conselho Clínico e de Saúde do ACES- Pinhal Litoral, à equipa da USF Novos Horizontes sediada no Juncal e ao executivo municipal, parceiros da associação na busca de soluções para resolver o problema crónico da falta de médicos que afeta o concelho.
“Utentes do SNS são como Flores em Jardim. Quem deles souber cuidar, saberá cuidar de mim”, pode ler-se na etiqueta que acompanha cada flor.