Prevenir o Cancro da Mama

O número de casos de Cancro da Mama tem vindo a aumentar cada ano e, em Portugal, as estatísticas apontam para os 5300 novos casos no último ano. Como consequência, quatro mulheres morrem todos os dias, vítimas da doença. Hoje é o dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Sabia que não ter filhos ou ter a primeira gravidez após 35 anos são fatores de risco?

Há um somatório de vários fatores de risco associados a esta doença, uns exteriores ao indivíduo, outros internos e pessoais, mas a prevalência da doença parece ter um caráter bastante aleatório, como um jogo de sorte e azar. Neste jogo, cada indivíduo deve conhecer esses fatores para definir a sua própria estratégia pessoal de prevenção. Este vídeo e o médico de família podem ajudar a definir a sua estratégia de defesa.

 

O Cancro da Mama é o mais frequente e o mais mortal nas mulheres portuguesas e está associado ao estilo de vida “ocidental” e às opções da mulher em relação à maternidade. Em todos os casos, quanto mais cedo for detetado mais hipóteses existe de cura e de preservação da mama.

A prevenção deste cancro passa essencialmente por uma implementação de hábitos saudáveis no quotidiano, por uma vigilância a alterações que possam ocorrer nas mamas e pelo rastreio por mamografia que deverá ser efetuado a partir dos 45 anos.

Fonte: [in vivo]

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.