A COVID-19 está a ser um grande problema de saúde pública porque estamos perante um novo vírus, ainda pouco conhecido e sem vacina. Mas em vez de darmos lugar ao medo, devemos tomar as medidas de autoproteção aconselhadas pela Direção Geral de Saúde para evitarmos a propagação da epidemia. É muito importante também sabermos o que fazer em caso de manifestação dos sintomas da doença.
Medidas de proteção individual
Existem algumas medidas que ajudam a prevenir a infeção por COVID-19 e que devem ser adotadas por todos, tais como:
◦ Tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir
◦ Utilizar um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos
◦ Deitar o lenço de papel no lixo
◦ Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir
◦ Lavar frequentemente as mãos com água e sabão (pelo menos durante 1 minuto) ou com uma solução de base alcoólica
◦ Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias
Uso de máscara
De acordo com a situação atual em Portugal, NÃO ESTÁ INDICADO o uso de máscara para proteção individual, a não ser que:
• A pessoa apresente sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro)
• A pessoa seja suspeita de infeção por COVID-19
• A pessoa presta cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19
Na maioria dos casos recomendados, a máscara é usada pelos paciente. Não para o proteger, uma vez que já está infetado, mas para evitar que o virus contamine o meio ambiente e outras pessoas. O uso da máscara não é recomendado para pessoas saudáveis.
O que fazer em caso de apresentar sintomas?
Antes de mais, convém dizer que os sintomas do COVID-19 são parecidos com os da gripe sazonal — febre, tosse, falta de ar (dificuldade respiratória), cansaço.
Se apresentar sintomas, não vá a correr para o posto médico ou centro de saúde. Verifique aqui se o seu caso é suspeito e ligue para a LINHA SNS24 (808 24 24 24). Tenha um pouco de paciência porque a linha pode estar muito ocupada. Não se esqueça de tomar as medidas adequadas para não contaminar as pessoas ao seu redor, enquanto aguarda por um aconselhamento médico.
Partilhe:

Falta de Médicos Continua
A Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) de Porto de Mós continua a enfrentar uma grandes dificuldades com a falta de médicos, para desespero dos utentes.

Ur´Gente: A Missão Continua
Tomaram posse os novos Corpos Sociais da Ur’Gente para os próximos três anos. Uma palavra de gratidão aos elementos que agora

Ur’Gente presente na vigília de jovens médicos
Médicos internistas da especialidade de saúde geral e familiar manifestaram-se em Leiria pelo direito dos utentes do SNS a um médico de família.

Ur’Gente distinguida com Prémio D. Fuas 2022
Associação Ur’Gente distinguida com Prémio D. Fuas 2022, na categoria de Responsablidade Social.

Eleições na Ur’Gente a 2 de dezembro
A Assembleia Geral da Ur’Gente, que se realizou no passado dia 2 de junho, aprovou o relatório e contas dos anos de 2020 e 2021 e marcou a data das eleições para os Órgão Sociais.

Tributo a Ana Margarida
A apresentação de novos associados no próximo dia 3 de junho durante a homenagem à nossa ex-presidente, é o tributo que pretendemos dar à Ana Margarida