Resposta a carta envida à comissão de utentes

Comunicado nº1/2019 de 22 abril

1. Neste processo de reivindicação por condições normais no acesso aos cuidados de saúde, a nossa Comissão de Utentes (em constituição) sempre respeitou o bom nome e a privacidade da vida pessoal dos profissionais de saúde da Unidade de Saúde Personalizados (UCSP) de Porto de Mós. Apesar disso, recebemos de um familiar da médica que presta cuidados de saúde no polo de Alqueidão da Serra, uma carta reveladora do enorme desconforto que esta situação está a provocar no seu seio familiar.

Compreendemos e lamentamos.

2. Também consideramos inadequada a forma como os avisos relativos ao funcionamento do polo de saúde de Alqueidão da Serra são comunicados à população. Expõem gratuitamente o nome da profissional de saúde que ali presta serviço e em muitos deles é usada uma linguagem coloquial inaceitável, no nosso ponto de vista, neste tipo de comunicação formal. Por isso temos várias propostas para apresentar à UCSP de Porto de Mós de forma melhorar este procedimento tão confrangedor e tão pouco digno.
Neste contexto, declaramos ainda:

a) Neste grupo do Facebook, no qual damos civicamente a cara pelos direitos e interesses dos utentes da UCSP de Porto de Mós, nunca o nome da médica foi proferido ou escrito, pois respeitamos e apreciamos as suas competências profissionais assim como os seus direitos enquanto profissional contratada pelo SNS;

b) O nome da profissional surge algumas vezes em fotos aqui publicadas, que são fotos dos avisos afixados no painel de informações da UCSP de Porto de Mós no polo de saúde de Alqueidão da Serra. Cumpre-nos esclarecer que a responsabilidade da produção de desses avisos não é nossa, mas de uma entidade que consideramos idónea. Por outro lado, estando eles publicados num espaço público nada nos impede de os partilhar também no espaço público de uma rede social. Na realidade assumimos a republicação como um duplo protesto: (i) pela indignidade formal dos avisos e (ii) modo como toda a situação tem sido gerida em termos administrativos. Pelo meio surge o nome da médica, (que não omitimos para preservar a autenticidade dos documentos publicados) facto ao qual somos naturalmente alheios.

c) Lamentamos profundamente os danos morais que tal situação possa estar a provocar no seio da família da médica em questão. A UCSP de Porto de Mós terá certamente uma justificação a dar-lhe. Também a nós, utentes da UCSP de Porto de Mós a coordenação da unidade tem algumas respostas a dar. Já tivemos, como é sabido, um primeiro contacto informal promissor, mas esperamos voltar a ter reuniões com caráter oficial e formal. Temos muitas propostas para apresentar e certamente muito para ouvir.

3. Não estamos interessados nas pequenas conspirações que habitualmente se geram nas organizações quando surge algo disruptivo que apela à mudança. Comprometemo-nos a contribuir para melhorar a prestação dos serviços de saúde, sempre em diálogo e colaboração com a UCSP, com vista a encontrar estratégias eficazes que satisfaçam ambas as partes. Lutaremos pela transparência de processos e pela melhoria da comunicação com os utentes. Gostaríamos de encorajar a coordenação da UCSP a ter um papel proactivo na resolução dos problemas diários de organização dos serviços, em absoluto respeito por todos os utentes. Desafiaremos permanentemente os profissionais da UCSP a adotarem novos modelos de organização das atividades em saúde comprovadamente mais modernos, eficazes e proveitosos para todos.

4. Se, como nós, és um cidadão ou cidadã que acredita ser possível melhorar os cuidados de saúde no nosso concelho, junta-te a esta causa e engrossa este movimento de defesa dos teus direitos de utente da saúde.

A Saúde Vital terá a força que tu lhe deres.

Pela melhoria dos cuidados de saúde dos 16 mil utentes da UCSP de Porto de Mós, vamos identificar e mudar o que não está bem, em parceria com a coordenação da UCSP.

Faz-te sócio preenchendo a ficha de inscrição aqui.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Pel’ A Comissão Instaladora

Ana Margarida Amado
João Amado Gabriel

Conheça os seus

Direitos e deveres

utentes

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.