Utentes debatem acesso à Saúde

O papel da Ur’Gente no sistema de saúde de Porto de Mós e as mudanças necessárias na organização da prestação de cuidados de saúde às populações foram os temas da tertúlia organizada pelo Clube União Mirense.

Ana Margarida Amado fez uma breve apresentação da Ur’Gente lançando o debate sobre o papel da associação de utentes na melhoria da organização dos cuidados de saúde. 

Telma Cruz, vereadora com o pelouro da Saúde, deu conta da visão do executivo municipal sobre a prestação de cuidados de saúde às populações informando a audiência das iniciativas que tem tomado para resolver alguns problemas nesta área, como, por exemplo, projetos de melhorias em alguns edifícios onde funcionam os serviços de saúde e diligências para mitigar a ausência prolongada de uma médica no Polo de Saúde de Mira de Aire.
 

Clarisse Louro, docente na Escola Superior de Saúde de Leiria, abordou os caminhos propostos pelos novos modelos de gestão dos serviços de saúde e falou da necessidade de criação de duas Unidades de Saúde Familiar no nosso concelho. relevando o facto de Porto de Mós não poder ficar mais tempo a “marcar passo” nesta matéria com evidentes prejuízos para a população.

Recorde-se que as Unidades de Saúde Familiar (USF), como modelo “mais amigo do utente” foi pela primeira vez trazido a debate no nosso concelho no ano de 2008 por iniciativa do nosso associado João Amado Gabriel. Confira o tom do debate de há 12 anos.

Conheça os seus

Direitos e deveres

utentes

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.