Ur’Gente propõe “Pacto pela Saúde”

A associação de utentes enviou uma carta aos grupos partidários com assento na Assembleia Municipal na qual apela à assinatura de um “pacto pela saúde”.

Reafirmando os valores e princípios que estão na base da sua fundação, a carta começa por dizer: «Somos uma associação de utentes independente e respeitamos as convicções de cada cidadão, quer sejam convicções políticas, religiosas, clubísticas ou outras. Move-nos o sentido altruísta e filantrópico de servir a nossa comunidade de utentes de saúde, na medida das nossas possibilidades e do enquadramento legal que rege este tipo de associações.»
Depois faz menção aos diversos apoios que lhe chegaram dizendo-se agradecida de todas as mensagens de incentivo «de quem se quer associar desinteressadamente» à causa que defende, deixando um alerta: «Não podemos permitir, em qualquer circunstância, que a Ur’Gente seja usada na disputa político-partidária porque a nossa missão é estar ao serviço das freguesias, do município com-pessoas-lá-dentro e não das inflamadas críticas e opiniões de cariz sectário, que poderão servir as táticas da pequena política partidária mas que não levam os utentes de saúde a lado nenhum.»
A carta prossegue com o pedido de um pacto pela saúde entre todos os partidos políticos e movimentos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal.
«Apelamos ao coração magnânimo de cada deputado municipal no sentido de darem tréguas à legítima e habitual luta partidária para que emirja também dessa Assembleia, a força impulsionadora que ajude a resolver o problema do acesso à saúde no nosso município.
Estamos num processo em que o compromisso de todos para a mudança é fundamental.
Apelamos à união dos homens e mulheres de boa vontade na busca de soluções. Essa união é possível, como demonstraram já os presidentes de junta do concelho a quem agradecemos a oportunidade que nos deram de poder ajudar também.
Gostaríamos de expressar ainda um reconhecimento público, porque tal se afigura da mais elementar justiça, ao presidente de Câmara como mediador incansável e leal nesta luta que é de todos. Ele tem-se revelado o presidente de todos os portomosenses. Somos testemunhas da dignidade com que tem representado os munícipes e da firmeza com que tem defendido os utentes de saúde de Porto de Mós.»
A falta de acesso de muitos utentes do concelho aos cuidados de saúde primários «é um assunto sério que a todos convoca como um sobressalto cívico», diz a carta, terminando com um apelo:
«Juntos, vamos ajudar a resolver os problemas do acesso aos cuidados de saúde dos nossos concidadãos, sobretudo dos mais vulneráveis».

Conheça os seus

Direitos e deveres

utentes

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.