Ur’Gente e ESSLei assinam protocolo

A concretização de projetos de investigação, a organização conjunta de cursos e o desenvolvimento de atividades de atualização de pessoal técnico e administrativo são apenas algumas das modalidades de cooperação previstas no protocolo agora assinado.

«Vamos já começar a trabalhar no terreno e é com muito gosto que iremos continuar a colaborar com a vossa associação e com outras congéneres aqui da região», referiu Rui Manuel da Fonseca Pinto, diretor da ESSLei, no ato da assinatura.

De facto, foi anunciada a elaboração de um estudo sobre a caracterização sociodemográfico dos utentes de saúde de Porto de Mós e a perceção que têm do acesso aos cuidados de saúde primários nas unidades de saúde do concelho. Este estudo fará parte de uma cadeira semestral a lecionar na Escola Superior de Saúde de Leiria no presente ano letivo. O trabalho de campo, recolha de dados, sob a forma de inquérito à população, estará a cargo de quatro alunos daquela instituição e decorrerá a partir de finais de outubro.

«Este estudo que agora se inicia é muito importante para a nossa associação», referiu Ana Margarida Amado, presidente da Ur’Gente, «Ele poderá ser um bom ponto de partida para se perceberem as limitações que existem no concelho, para entender o que vai mesmo na alma de cada utente na sua relação com as unidades de saúde e para apontar soluções que possam ajudar a mitigar as dificuldades identificadas.»

Ana Margarida revelou, na sua intervenção, ter o Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral mostrado interesse nas conclusões que este estudo necessariamente trará. «O estudo foi muito bem recebido e inclusivamente disseram-nos que, se funcionar bem, gostariam de alargá-lo aos 5 concelhos da sua área de ação.», disse.

Antes de tomarem firme este protocolo, a representante da Ur’Gente agradeceu à ESSLei «esta oportunidade de podermos trabalhar em conjunto porque é muito importante para nós e para os utentes que representamos ter uma entidade como a Escola Superior de Saúde como parceira.»

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES