Uma Aventura em Porto de Mós

Jovens médicas andaram à descoberta do nosso Concelho nos dias 22 e 23 de julho. Organizado pela Ur’Gente e com o apoio imprescindível do Município, este programa proporcionou às nossas convidadas a descoberta do nosso património histórico, das belezas naturais, cultura, gastronomia e da gente que somos.

As boas vindas foram dadas no Castelo pelo Presidente da Câmara Jorge Vala e pela Direção da Ur’Gente, seguindo depois o grupo para uma visita à Estrada Romana do Alqueidão da Serra acompanhado pela Susana Nogueira, técnica de turismo do Município, a caminho de Alcaria onde deram entrada no alojamento local. Logo ali, foram surpreendidos por uma atriz disfarçada de hóspede que interagiu com o grupo fazendo passar-se por uma “louca com ataques de poesia”. Por momentos as nossas visitantes ficaram confusas sobre se aquele episódio seria real ou apenas teatro. — Obrigado aos atores David Teles e Graça Gomes.
Depois dirigiram-se a Mira de Aire, para visitar o MIAT e as Grutas terminando  o dia a assistir ao Teatro de Rua na praça do Município. No segundo dia da visita fizeram um passeio de bicicleta na ecopista da Bezerra, visitaram a cabana do Elias, o Miradouro do Chão das Pias e contemplaram a Fórnea antes de se deslocarem a S. Bento onde assistiram ao micro concerto musical “Além Fado”. 

Durante a visita tiveram oportunidade de conversar com o presidente de Câmara, com a presidente da Assembleia Municipal e com vários membros da Direção da Ur’gente durante as refeições. As conversas abordaram inevitavelmente o problema da falta de médicos, mas não só.

Em tempo de balanço, as nossas convidadas mostraram-se surpreendidas com o empenho que estamos a ter para suprir as necessidades de saúde da população, mas também com a disponibilidade e simpatia no acolhimento que lhes foi feito.

No final da visita dizem-nos que gostariam ter tido a oportunidade de conhecer o nosso Centro de Saúde e suas extensões. Partem com o sentimento de gratidão e algumas expressam  “vontade de regressar”, outras deixam palavras de incentivo: “continuem a receber bem e tenho a certeza que serão recompensados”, “espero que consigam encontrar colegas que possam ir trabalhar aí porque de facto é uma terra generosa e muito bonita.”

O programa “Uma Aventura em Porto de Mós”procura dar a conhecer a nossa terra a médicos com perfil definido mostrando-lhes que têm aqui a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial como médicos de Medicina Geral e Familiar, que aqui podem construir uma bonita carreira, terem reconhecimento social, uma boa qualidade de vida e serem felizes connosco.

A primeira edição desta iniciativa da Ur’Gente com o alto patrocínio do Município, cumpriu os seus objetivos e estamos já a preparar uma segunda edição…

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES