Todos ao Centro de Saúde

Mais de três centenas de utentes da UCSP de Porto de Mós presentes na manifestação desta manhã em frente àquela unidade de saúde, exigiram respostas para a falta de médicos no concelho e aprovaram uma moção na qual dão conta da sua insatisfação pelo forma como o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Pinhal Litoral se tem colocado à margem de uma solução abandonando os utentes “à sua sorte”.

A reunião de utentes começou com uma aula de Zumba e contou com a a animação musical da Universidade Sénior. 
Aldina Cordeiro, do Bezerra, Nuno Santos, da Mendiga e de Ana Margarida Amado do Alqueidão da Serra subiram ao palco improvisado para partilharem testemunhos das dificuldades de acesso aos cuidados de saúde nas suas freguesias.
“Olhem por nós, nós somos gente. Acesso à saúde é urgente.” foi o slogan lançado por João Amado Gabriel, da comissão instaladora da Ur’Gente, que apelou para a necessidade de colocar os utentes no coração do sistema de saúde. Dirigindo-se aos profissionais de saúde da UCSP, o dirigente associativo pediu que cumpram com zelo a nobre missão que abraçaram, respeitando o juramento que fizeram quando entraram na profissão.

Reproduzir vídeo

O presidente da Câmara, Jorge Vala, tomou depois a palavra para denunciar a forma como a autarquia estava a ser tratada pelo presidente do ACES Pinhal Litoral, lendo partes de uma carta que recebeu daquela entidade que tutela a saúde no nosso concelho.
Colorida por várias dezenas de corações vermelhos em forma de coração, manifestação teve a presença dos presidentes de Junta que aprovaram ao lado dos utentes uma moção a enviar para diversas entidades sensibilizando-as para a necessidade da resolução do problema da falta de médicos no concelho.

Depois da assembleia constituinte da associação, ocorrida no dia 14 de maio esta foi a primeira iniciativa da Ur’gente. A manifestação contou com o apoio do município e de todas as juntas de freguesia do concelho e tornou evidente que as questões da saúde são uma das maiores preocupações dos cidadãos e autarcas.

Reunidos em assembleia, os utentes da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Porto de Mós, os presidentes de Junta das 10 freguesias do concelho (Alcaria e Alvados, Alqueidão da Serra, Arrimal e Mendiga, Mira de Aire, Porto de Mós, São Bento, Serro Ventoso, Juncal, Pedreiras e Calvaria de Cima), o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós e a Comissão Instaladora da Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, tendo em consideração:

a) A deterioração da qualidade de acesso dos utentes aos cuidados de saúde prestados pela UCSP de Porto de Mós;
b) A falta de respostas da Administração Regional de Saúde às reclamações dos utentes;
c) E a tentativa de coação inadmissível feita sobre os utentes pelo presidente da Associação de Centros de Saúde do Pinhal Litoral;

Deliberam:

1. Interpor recurso hierárquico junto da senhora Secretária Geral do Ministério da Saúde exigindo que seja respeitada a Carta dos Direitos de Acesso dos Utentes aos Cuidados de Saúde (Portaria nº87/2015 de 23 de março, anexo II), e o direito a obter resposta (Decreto-Lei n.º 73/2014 de 13 de maio, artº 39º);
2. Pedir a exoneração do senhor presidente do ACES Pinhal Litoral por manifesta incapacidade para cumprir a sua função e deslealdade para com os utentes;
3. Manifestar um protesto pela incapacidade da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Porto de Mós em prestar um serviço de qualidade aos seus utentes;
4. Exigir um modelo de organização dos serviços focado na satisfação das necessidades dos utentes;
5. Expressar um voto de confiança à nova coordenação da UCSP de Porto de Mós e apoiá-la nas mudanças necessárias para a alteração do atual modelo de gestão da unidade de saúde;
6. Dar conhecimento desta tomada de posição conjunta dos utentes, do Presidente da Câmara e dos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho de Porto de Mós ao senhor Presidente da República, Primeiro-ministro, Ministra da Saúde e Grupos Parlamentares.

Depois de lida em assembleia de utentes e aprovada por unanimidade, esta moção vai ser autenticada pelos seus promotores e pelo Presidente da Câmara Municipal.
Porto de Mós, 24 de maio de 2019.

[ver documento]

Reproduzir vídeo

Conheça os seus

Direitos e deveres

utentes

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.