Merecemos +SNS

A Ur’Gente participou na manifestação cidadã +SNS realizada em Lisboa no passado dia 3 de junho sob o lema “O Povo Merece Mais”.

O objetivo foi dar a conhecer ao país a nossa realidade local, demonstrar solidariedade com todos os utentes que estão nas mesmas circunstâncias e promover o nosso concelho junto dos profissionais de saúde presentes na manifestação. No autocarro, patrocinado por uma organização de médicos, num ato que a Ur’Gente considera cheio de significado e que muito agradece, seguiram também dois médicos de Leiria que se juntaram aos utentes nesta jornada pela qualificação do Serviço Nacional de Saúde.

João Gabriel, presidente da Ur’Gente foi convidado pela organização a subir ao palco montado em frente à Assembleia da República para fazer o breve discurso que transcrevemos na integra:

“Somos a Ur’Gente — associação de utentes de saúde de Porto de Mós e queremos daqui saudar todos os profissionais de saúde, assistentes clínicas, enfermeiras e médicos. Estamos juntos na luta por um SNS mais qualificado .Daqui enviamos um enorme abraço de solidariedade a todos os utentes que, como nós, não têm médico de família — e somos mais de um milhão e 700 mil.

Mas no coração trago —de forma mais viva — a voz da frustração dos 7 mil utentes do meu concelho que estão sem médico. É metade da população!

Gostava que conhecessem a ti Conceição Boal. Já passou dos oitenta e, apesar de ter problemas de mobilidade arriscou vir connosco. Veio de autocarro a Lisboa na esperança de não passar mais madrugadas numa fila de espera, para uma consulta cada vez mais difícil de ter… será necessário tanto sacrifício para renovar uma simples receita médica?…

Poderia aqui falar da Dona Alzira de Mira de Aire, do tio Fernando de Alcaria, da Celina ou do Volodimir do Alqueidão da Serra (estão todos por aí…) e das suas dificuldades de acesso aos cuidados de saúde primários. São cidadãos como todos os outros, têm um rosto, e o direito à saúde, como todos os outros.
Estamos fartos de falhas, de filas de espera, de abandono.

Merecemos mais e exigimos respeito. Com a saúde não se brinca, diz-se na minha terra.

Apreciaríamos que o Diretor Executivo do SNS e o Ministro da Saúde olhassem para a recente colocação de médicos e pedissem desculpa aos utentes que continuam sem médico de família!

Não compreendemos o apregoado sucesso desta operação, quando todas as vagas abertas para a Unidade de Saúde do meu concelho ficaram por preencher. Infelizmente a escassez atingiu igualmente o resto do país.

Dizem-nos que a nossa terra não é atrativa para a classe médica e que somos utentes “muito difíceis” porque não nos conformamos.

Pois, gostaria aqui de dizer, bem alto, que o concelho de Porto de Mós é um sítio ótimo para se viver onde os especialistas em medicina geral e familiar têm a oportunidade de desenvolver todo o seu potencial, construir uma carreira, ter reconhecimento social, uma boa qualidade de vida e serem felizes, connosco!



O SNS é uma construção coletiva e nós, na Ur’Gente, estamos empenhados em contribuir positivamente para proporcionar aos profissionais de saúde as melhores condições e, com eles, lutar por um SNS melhor para todos.

É também pelos profissionais de saúde que nós estamos aqui hoje. Todos merecemos mais. Vivam os profissionais de saúde! Vivam os utentes! Viva o SNS!”

Alqueidão da Serra na senda da sua longa tradição de cidadania ativa, fez-se representar em grande número nesta manifestação. Também Alcaria, Mira de Aire, Serro Ventoso e Mendiga-Arrimal estiveram presentes.
A Ur’Gente agradece a todos o entusiasmo e disposição com que participaram nesta marcha por um melhor Serviço Nacional de Saúde. Representaram muito bem os utentes de Porto de Mós, mesmo aqueles que se acomodaram por sobranceria ou resignação e ficaram em casa a assistir pela TV. Todos somos Povo e merecemos um SNS mais qualificado. A luta de utentes e profissionais de saúde faz parte desse processo de qualificação.

O Manifesto da plataforma cívica “Pelo Direito à Saúde, Mais SNS”, promotora da manifestação, pode ser consultado aqui: MANIFESTO +SNS 

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES