ARS Centro sensível aos protestos dos utentes

Em resposta ao apelo dos utentes expresso na manifestação do dia 24 de maio onde foi entoado o pedido para que “olhem para nós, nós somos gente, acesso à saúde é urgente”, a ARS Centro enviou comitiva a Porto de Mós.

Com o objetivo de conhecer o território mais de perto e, assim, encontrar soluções para o grande problema da falta de médicos que se regista no concelho, Porto de Mós recebeu ontem, dia 12 de junho, a visita do Vice-Presidente da ARS Centro, Dr. João Nunes Rodrigues e do Coordenador da Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento da Reforma dos Cuidados de Saúde Primários, Dr. João Ribeiro, para uma visita às UCSP de Porto de Mós e respetivas extensões de saúde.
Acompanharam as autoridades de saúde o Presidente da Câmara, Jorge Vala e a Presidente da Assembleia Municipal, Clarisse Louro. Na visita às extensões de saúde a comitiva teve oportunidade de ouvir os anseios e preocupações dos presidentes de junta locais.
Esta visita é a resposta da Administração Regional de Saúde do Centro à moção aprovada na manifestação de utentes do passado dia 24 de maio na qual foi feito um pedido de recurso hierárquico para resolver os problemas de acesso à saúde no nosso concelho, uma vez que a tutela, o ACeS-Pinhal Litoral, vinha dando sinais de total falta de compromisso com qualquer solução que fosse ao encontro das necessidades dos utentes.
A visita do Dr. João Rodrigues resolveu alguns problemas de imediato e outros eventualmente mais complexos, entraram na agenda do vice-presidente da ARS Centro, como, por exemplo, a ausência prolongada de médico na extensão do Alqueidão da Serra cuja solução ficou prometida para setembro próximo com a colocação de um médico na extensão de saúde daquela freguesia.
A ARS Centro, enviando o seu vice-presidente, fundador da USF Serra da Lousã e presidente da Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiares, acompanhado pelo coordenador da equipa de apoio e acompanhamento da reforma dos cuidados de saúde primários revela o empenho da autoridade de saúde na melhoria da prestação de cuidados no nosso concelho.
Para profissionais de saúde, autarcas e utentes, esta visita constituiu certamente um renovar da esperança na melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Conheça os seus

Direitos e deveres

utentes

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.