Alterações no acesso aos cuidados de saúde

Foram alteradas as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia COVID-19 dando-se início, de forma gradual e monitorizada, ao reagendamento de consultas e outras atividades assistenciais suspensa no SNS.

A Ur’gente solicitou em devido tempo, tanto à coordenação da nossa UCSP como à diretora executiva do ACeS, informação relevante acerca desta fase para melhor informarmos os nossos associados e utentes em geral.

Enquanto estas duas entidades mantém o silêncio em relação aos nossos pedidos de informação, recebemos da coordenação da USF Novos Horizontes, que abrange as freguesias de Calvaria de Cima, Juncal e Pedreiras, o seguinte comunicado que divulgamos com todo o gosto:

Não vamos ter medo! Vamos ter cuidado!

Sem prejuízo da salvaguarda do cumprimento escrupuloso de regras de saúde pública e da manutenção da prontidão de resposta necessária a um eventual aumento da incidência da COVID-19, informa-se o seguinte: 

A USF Novos Horizontes tem novo Horário de Atendimento nos 3 polos assistenciais:

Se a USF se encontrar encerrada (ao fim de semana e após as 20 horas durante a semana) e necessitar de cuidados inadiáveis, deve dirigir-se a uma das nossas alternativas assistenciais:

Todas as consultas de vigilância pré-pandemia foram DESMARCADAS!

Não se dirija à sua unidade sem pré-agendamento de consulta!

Se tinha marcação de consulta de vigilância NÃO COMPAREÇA à consulta na data marcada. O reagendamento das consultas de vigilância (Hipertensão/Diabetes, Saúde Infantil, Saúde Materna, Planeamento/Rastreios) está a ser feito pelo seu médico/a ou enfermeiro/a, pelo que brevemente será́ contactado para avaliarmos a necessidade de consulta presencial ou teleconsulta.

A co-responsabilização do doente pela sua gestão terapêutica e auto-monitorização no domicílio (medir a tensão arterial e glicemia capilar) serão uma aposta da nossa unidade. Para segurança de todos, teremos de reduzir as consultas presenciais, pelo que pedimos a vossa colaboração na realização de teleconsultas como forma de manter proximidade com os nossos utentes.

Se necessita de renovação de receituário deve solicitá-lo via email/telefone (retorno pela mesma via).

A sua Equipa de Saúde NÃO O ABANDONOU

Estamos cá para vos acompanhar mas com novas formas de contacto médico/enfermeiro- utente!

Se tem exames ou análises realizados deve envia-los por email ou entrega-los no respetivo polo para observação pelo seu médico de família.

Pedimos que atualize os seus contactos junto da sua secretaria clínica para que possa ser contactado pela sua equipa de saúde para reagendamentos ou retorno de pedido de atendimento telefónicos!

Não se dirija à USF sem agendamento prévio inclusive para situações agudas /urgentes! Para situações urgentes/agudas contacte telefonicamente a sua extensão/equipa de Saúde através das seguintes linhas telefónicas:

O pedido de consulta será encaminhada para o seu médico/enfermeiro de família que irá retornar a chamada com a maior brevidade possível.
Garantimos atendimento telefónico médico/enfermagem ao longo do dia! Este primeiro contacto com a sua equipa de saúde servirá como uma pré-triagem que avaliará a gravidade do quadro clínico e necessidade, ou não, de contacto presencial!

Para os restantes assuntos agradecemos que dê prioridade ao email para comunicar com o profissional de saúde para situações não urgentes.

Liberte as linhas telefónicas para situações urgentes!

Os profissionais de saúde estão a usar os seus contactos pessoais para atendimento telefónico e vigilâncias dos seus utentes. Se receber uma chamada de um número privado, por favor atenda!!

A coordenadora USF Novos Horizontes
Joana Marinho Oliveira

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES