Hospital de Leiria apela aos utentes para usarem serviço apenas em caso de urgência

Numa tentativa de evitar o excesso de utentes no serviço de urgências, o Hospital de Leiria lançou um apelo à população para que use os serviços de cuidados primários de saúde locais e que só se desloquem ao hospital em caso de verdadeira urgência.

Em nota enviada à agência Lusa, o hospital refere que “o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (ACeS-Pinhal Litoral) estão empenhados em aplicar medidas extraordinárias para assegurar a resposta aos utentes neste período gripal, que gera uma grande afluência às urgências hospitalares”, acrescentando que a Administração Regional de Saúde do Centro “implementou, no final de outubro, um plano de reforço para dar resposta à epidemia da gripe, que preconiza a alteração e cancelamento de consultas para prestar cuidados imediatos aos utentes em situações de doença aguda, consoante o número pré-definido de casos de gripe, bem como o alargamento dos horários de funcionamento dos cuidados de saúde primários”.

De acordo com a mesma nota, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Porto de Mós disponibiliza aos utentes um período de consulta aberta que funciona entre as 8h e as 14h.

Os utentes não urgentes podem também recorrer à linha SAÚDE 24 (808 24 24 24), que poderá “esclarecer as dúvidas” e encaminhar os doentes, caso seja necessário, para o serviço mais indicado. Caso haja essa necessidade de serem encaminhados para o hospital, estes utentes terão prioridade de atendimento, dentro do seu grau de urgência, e estarão isentos de taxas moderadoras, esclarece ainda o CHL.

Proteja-se da Gripe

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.