A ciência da nutrição

Para praticarmos uma alimentação saudável, variada e equilibrada não é necessário sermos cientistas nem transformar as nossas cozinhas num laboratório. Estaremos a ir no caminho certo se escolhermos alimentos com baixo teor de gordura, açúcar e sódio e se dermos preferência aos alimentos que fornecem um valor energético mais baixo quando comparado com outros produtos semelhantes.

Contudo, e por uma vez, vamos ver em detalhe como se aplicam as recomendações nutricionais. Primeiro que tudo, para seguirmos as recomendações atuais, é necessário conhecer as necessidades energéticas diárias (valor energético total – VET) de cada pessoa. Essas necessidades variam em função da idade, sexo, e atividade física diária, entre outros fatores. Quer saber quais as suas necessidades diárias de calorias? Clique na imagem abaixo. 

Vamos então traduzir em termos práticos as recomendações nutricionais acima mencionadas exemplificando com a utilização de diferentes valores calóricos:

Tabela 3 – Necessidades nutricionais por tipo de nutrientes e necessidades energéticas diárias. (VET – valor energético total)

Podemos distribuir o valor energético total (VET) de diferentes formas ao
longo do nosso dia alimentar sendo aconselhável uma distribuição por 5 refeições diárias:

Tabela 4 – Distribuição calórica aconselhável por 5 refeições diárias

Para fazer uma adequada distribuição dos alimentos ao longo do dia, procure variar o mais possível na escolha dos produtoas que consome, adaptando as quantidades ingeridas à atividade física diária.

Créditos:
Adaptação do folheto “Princípios para uma Alimentação Saudável”, edição da Direcção Geral da Saúde.

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.