2 Dicas de nutrição

Comer uma maçã não é o mesmo que saborear uma fatia fresca de melão numa bela tarde de calor. Se esta ideia é verdadeira sob o ponto de vista da degustação, já não é bem assim quando falamos de nutrição. De facto, do ponto de vista nutricional, comer uma maça é equivalente a comer uma fatia de melão. E há equivalências surpreendentes entre os alimentos! 

Para apostar na diversidade alimentar, é fundamental saber como variar e como escolher os alimentos. A tabela abaixo ajuda nessa tarefa. Ela indica não só quais os alimentos que são equivalentes entre si mas também em que quantidades podem ser substituídos.

Tabela 5 – Equivalentes alimentares

Convém não esquecer que no grupo dos hortícolas podemos incluir: cebola, cenoura, abóbora, tomate, pepino, alho, alho francês, couve galega, penca, grelos, couve branca, nabo, pimento, nabiças, couve lombarda, couves de Bruxelas, agriões, beringela, espargos, feijão verde, brócolos, couve-flor, etc. 

Nos alimentos produzidos pela natureza não há embalagens nem rótulos. Contudo, a toda a hora somos confrontados com produtos processados e embalados, desde as prateleiras dos supermercados à mercearia mais modesta. 

Num dia alimentar saudável, os alimentos muito processados industrialmente (ex.: refrigerantes, bolos, folhados, salgadinhos, aperitivos, produtos de salsicharia e charcutaria, etc.) podem ser consumidos desde que em pequenas porções e com pouca frequência!
Procure destinar o orçamento que dispensa para estes alimentos, para outros itens alimentares mais saudáveis (frutos frescos, hortaliças, legumes, etc.), deste modo simplifica a sua alimentação e aplica “saudavelmente” o seu dinheiro.
Tenha em atenção o rótulo dos produtos que compra, procure o prazo de validade, sempre que mencionada leia a informação nutricional, atente na lista de ingredientes.

Os ingredientes que surgem em primeiro lugar nos rótulos são os que existem em maior quantidade no produto alimentar.

Sabia que na lista de ingredientes, estes estão organizados por ordem decrescente? Ou seja, o que é mencionado em primeiro lugar existe em maior quantidade no alimento que está a comprar. É importante que leia o rótulo do produto enquanto escolhe, assim pode optar pelo que lhe parecer mais saudável e mais adequado às suas necessidades.

Créditos:
Adaptação do folheto “Princípios para uma Alimentação Saudável”, edição da Direção Geral da Saúde.

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.