Situação do Acesso à Saúde

A direção da Ur’Gente – Associação de Utentes de Saúde de Porto de Mós, reuniu com a direção do ACES-PL – Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral, entidade que tutela as unidades de saúde da nossa região, incluindo o Centro de Saúde de Porto de Mós. Esta foi a primeira reunião de trabalho desde o início da pandemia.

Caros associados,

Como representantes dos utentes de saúde do concelho de Porto de Mós, expressámos o nosso reconhecimento pela forma como o processo de vacinação está a decorrer e abordámos os problemas recorrentes no acesso à saúde na área coberta pelo Centro de Saúde de Porto de Mós (Alcaria, Alqueidão da Serra, Alvados, Arrimal, Mendiga, Mira de Aire, Porto de Mós e Serro Ventoso).

Em concreto, fizemos notar que Mira de Aire não pode ser uma ”porta giratória” de entrada e saída de médicos, pois tal situação cria incerteza e ansiedade nos utentes, degradando de forma irremediável a relação médico-utente e diminuindo para mínimos pouco admissíveis a garantia constitucional de acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

Ouvimos as justificações para que tal esteja a acontecer, identificámos as suas razões mais profundas e disponibilizámo-nos para ajudar a melhorar significativamento o acesso aos cuidados médicos no nosso concelho tendo, para tal, apresentado várias sugestões que, de resto, foram genericamente bem-recebidas.

Notámos também uma grande sintonia de propósitos, facto que nos permite esperar que a médio-longo prazo, possamos melhorar as condições de acesso e a qualidade dos nossos serviços de saúde de proximidade.

Saímos da reunião com as seguintes informações que se prendem com a gestão imediata da colocação de profissionais de saúde:

MIRA DE AIRE

O polo de saúde de Mira de Aire tem um corpo clínico constituído por:

— Dr António Correia,  recentemente foi nomeado para acumular a coordenação da UCSP de Porto de Mós;

— Dra Vânia Coelho, que demonstrou junto do ACES -PL vontade em permanecer em Mira de Aire depois de terminar o presente contrato;

— Dra Catarina Oliveira, que está em substituição do Dr. Nuno Couto e que terá de concorrer ao lugar quando abrir o próximo concurso.

Deste  modo, o polo de Mira de Aire volta a ter o seu corpo clínico completo, pelo menos nos próximos tempos.

ALQUEIDÃO DA SERRA

Esta freguesia volta a ter uma enfermeira. Trata-se da Enfermeira Beatriz, que já entrou ao serviço da UCSP.

S. BENTO

Uma vez que os utentes de S. Bento passaram a ter consultas em Serro Ventoso, e, no sentido daqueles utentes sentirem, ainda assim, um certo grau de proximidade com o sistema de saúde, fizemos eco da voz dos autarcas e reforçámos o pedido para que um médico se deslocasse a S. Bento uma ou duas vezes por semana. Pareceu-nos não haver do ACES qualquer relutância em implementar este procedimento.

MENDIGA-ARRIMAL

Apesar de existir uma médica ao serviço desta população, fomos informados que o ACES está já a providenciar a substituição da médica num próximo concurso de colocação de médicos uma vez que a clínica terá mostrado vontade de sair quando terminar o contrato.

PORTO DE MÓS

Fomos ainda informado de que o ACES irá colocar proximamente um lugar a concurso,  em Porto de Mós, em virtude de um médico se ir jubilar.

Finalmente, tomámos conhecimento que vai abrir esta semana a especialidade de estomatologia na sede da UCSP, em Porto de Mós, uma vez que foi preenchida a vaga aberta pelo ACES para a colocação de um médico-dentista. Registámos com agrado a vinda de um médico-dentista do Serviço Nacional de Saúde para o nosso concelho. Com ele, a saúde oral das nossas crianças e da população em geral ficará mais acessível. Recorde-se que o Município já havia adquirido a chamada “cadeira de dentista” há cerca de três anos, faltando a contratação de um médico-dentista para a abertura do serviço que agora é inaugurado.

A nossa associação trabalha em rede com o poder local e com a administração da saúde fazendo ouvir a voz dos utentes. O seu apoio é importante. Faça-se sócio e lute connosco pela melhoria do acesso aos cuidados de saúde.

Avalie este artigo:
0/5