Procuramos Empatia

O Dr. Leonel Santos, médico de Medicina Geral e Familiar, exprime o sentimento geral dos médicos em relação ao tema da violência verbal e física contra os profissionais de saúde e esclarece o enquadramento legal do crime de agressão.

É imprescindível nesta especialidade médica de Medicina Geral e Familiar, mais que nas especialidades hospitalares, para além dos conhecimentos técnicos, uma excelente relação médico—utente.
Acompanhar o seu utente, integrado na sua família e sociedade, desde a pré-concepção até ao pós-morte é sua missão.
Abordamos o nosso utente respeitando a sua cultura, as suas crenças e a sua religião
Optar por ser Secretário Clínico, Enfermeiro ou Médico de Família tem implícita a vontade de servir o próximo.
Da minha experiência como formador de jovens médicos que optam por esta carreira verifico que existe esta sensibilidade nos jovens médicos e a nós, orientadores de formação e médicos mais experientes, cabe-nos ajudá-los a desenvolver esta sensibilidade.
Compreendemos a revolta dos utentes perante situações de dificuldade de acesso à sua Unidade de Saúde ou não satisfação das suas necessidades de Saúde.
A razão é óbvia, falta de recursos humanos, não podendo os profissionais em exercício resolver todas as solicitações.
Pressionar os profissionais, de forma não digna, irá desmotivar esses profissionais e irá ser um motivo para que abandonem a função pública para o qual tinham afinidades, procurando clinicas e hospitais privados onde a pressão laboral é muito menor e as remunerações serão superiores.
Mostre a sua indignação de forma correta. Dê a sua opinião na caixa de sugestões da sua Unidade de Saúde, manifeste o seu desagrado no livro de reclamações, preferencialmente de instâncias superiores.
Optar por manifestações de violência física ou psicológica, com agressões verbais que ferem a dignidade pessoal do profissional de saúde, que está à sua frente, é um acto nada cívico e uma falta de respeito para o profissional de saúde em causa e que se transmitirá a toda a sua equipa.
Fui nomeado “ Ponto Focal da violência contra profissionais de saúde” a nível regional, tendo conhecimento de todas as agressões que ocorrem nos Centros de Saúde de Leiria e Concelhos periféricos. É com extrema mágoa que recebo essas ocorrências.
Desde 2020, que a Violência contra profissionais de Saúde é considerado Crime Público e como tal depois da participação do ofendido será o Ministério Público a desenvolver o processo judicial.
Procuramos evitar estes processos, Utentes tentem evitar também.
Procuramos empatia, respeitamos os nossos utentes,
Procure fazer o mesmo para quem cuida de si.

Leonel Santos
Médico de Medicina Geral e Familiar

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES