Mais Consultas na UCSP

Acabou, espera-se, a necessidade de madrugar para obter inscrição numa consulta de Medicina Geral e Familiar no nosso Centro de Saúde. Pelo menos este é o resultado que a coordenação da UCSP espera obter com o aumento de vagas e, consequentemente, de consultas diárias.

“As consultas de inter-substituição vão passar a ser geridas noutros moldes, com mais médicos e mais vagas disponíveis para tentar dar resposta às necessidades dos utentes”, disse à Ur´Gente a coordenadora da UCSP,  Drª Ana Maria Henriques, que acrescentou estar “a ser estudada a possibilidade de algumas consultas poderem ser realizadas noutros pólos. 
Em fevereiro chegou uma nova médica o que permite organizar melhor os serviços e aumentar a oferta de consultas”, disse a coordenadora.

Este aumento de vagas para consultas de inter-substituição também tem o objetivo de proporcionar melhor acesso à saúde aos utentes do concelho sem Médico de Família.

E bom lembrar que, em Porto de Mós, há mais de 200 processos para atribuição de Médicos de Família. Estes utentes têm apenas acesso a serviços mínimos de saúde e, em resposta à Ur’Gente, a coordenadora da UCSP espera poder melhorar os cuidados desde utentes, sendo o objetivo final a atribuição de um médico de família. Contudo, adverte, se houver diminuição do quadro clínico, poderá ser necessário reduzir novamente a oferta de serviços.
Gerir uma unidade de saúde pressupõe sempre a necessidade de fazer escolhas de modo a responder com eficácia aos novos problemas que vão surgindo e às necessidades dos utentes ao longo do tempo. “Nada é estanque”, disse a Drª Ana Maria Henriques, revelando também à Ur´Gente, a vontade de mudar o que for necessário, e possível, para corrigir os procedimentos se verificar que não estão a responder às necessidades dos utentes.

A Dr.a Ana Maria, nova coordenadora da nossa UCSP, informou a Ur’Gente que “o Dr. Cadima vai reformar-se no final deste mês, sendo que as dificuldades podem agudizar-se” e revelou também que tem “uma empresa contratada para fazer 30h de consultas semanais. A partir do próximo mês já consegui descentralizar e os ficheiros de Mendiga / Arrimal vão ter alguma ajuda, em Serro Ventoso”, disse.

Por fim, a nossa associação ficou a saber que há a intenção de deslocar o médico de um polo para a sede em Porto de Mós, mas que essa decisão ainda não está tomada. A Ur’Gente está atenta ao desenrolar do processo.

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES