Inquério aos utentes vai avaliar acesso à saúde

Começa na freguesia de Porto de Mós o inquérito que a Ur’Gente e a Escola Superior de Saúde de Leiria vão realizar em todas as freguesias do concelho, com a finalidade de elaborar um estudo sobre o acesso dos utentes aos cuidados de saúde em duas unidades de saúde do concelho de Porto de Mós —USF Novos Horizontes e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP).

É a primeira vez que se faz um estudo que leva em conta a perceção dos utentes acerca do grau de facilidade ou dificuldade no acesso aos cuidados de saúde. Antes da pandemia já havia sinais claros da degradação das condições de acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários prestados pela UCSP, facto que a crise pandémica veio acentuar de forma dramática. Os resultados apurados neste estudo poderão ajudar a melhorar a gestão do acesso dos utentes às unidades de saúde e o contacto com o médico de família, essa é, pelo menos, a intenção da Ur’Gente, promotora do estudo, cujo foco permanente é colocar os utentes no coração das unidades de saúde locais.

O inquérito que agora se inicia é uma consequência do protocolo de cooperação assinado recentemente entre a Ur´Gente e a Escola Superior de Saúde de Leiria.

O trabalho de campo, feito por alunos da Escola, conta com o apoio logístico do município e das juntas de freguesia e irá decorrer nas próximas semanas.

Se, porventura, for abordado ou abordada por um destes alunos, colabore.

Avalie este artigo:
0/5

Partilhe:

ARTIGOS RECENTES