Estamos Juntos

Pela primeira fez em 50 anos, utentes e profissionais da UCSP de Porto de Mós celebram juntos o Dia Mundial da Saúde. 

O átrio da entrada do Centro de Saúde de Porto de Mós foi, por momentos, ocupado por jovens  da Escola de Música da Banda Recreativa Portomosense e dirigentes da nossa associação. A música juntou utentes e profissionais de saúde numa celebração do Dia Mundial de Saúde cheia de significado.

Vimos aqui cumprimentar, na pessoa da Drª Ana Henriques, todos os profissionais de saúde do concelho de Porto de Mós e agradecer também todo o vosso empenho e dedicação.” Referiu Magda Reis, vice-presidente da Ur’Gente, na saudação que fez aos profissionais de saúde.

Mesmo num dia chuvoso como hoje, sentimos-nos melhor quando acompanhados por música. Agradecemos.” Foi a resposta da coordenadora da nossa Unidade, que estava acompanhada pela sua equipa.

Mas o “elefante no átrio” é o problema da grave falta de médicos de família, facto que levou a Drª Ana Henriques a mostrar compreensão pelas razões de queixa dos utentes e a garantir que “estamos empenhados em oferecer tudo aquilo que nós conseguimos e o que nós conseguimos é o esforço máximo, estamos todos empenhados para isso. Esperamos que as condições melhorem para conseguirmos aumentar essa capacidade”.

Telma Cruz, vereadora da Saúde, reconheceu as enormes dificuldades no acesso à saúde que o concelho está a atravessar e salientou o facto de utentes, UCSP e autarquia estarem juntos neste dia de celebração da Saúde. “São gestos como estes que nos trazem aqui um alento para que os profissionais de saúde continuem a desempenhar a sua missão da melhor forma.”

Telma Cruz reafirmou ainda o objetivo do Município em tornar mais atrativo o concelho para jovens médicos e em proporcionar melhores condições de trabalho “mapeando” a construção de um novo polo de saúde para Mendiga-Arrimal e outro para o Alqueidão da Serra.

Esta celebração do 75º aniversário da OMS, corporizado no Dia Mundial da Saúde, foi  pretexto para os profissionais de saúde, autarquia e utentes mobilizarem vontades, renovando energias na luta pelo acesso de todos os utentes aos cuidados de saúde a que têm direito. 

Abordar o problema (já demasiado antigo) da falta de médicos com novas estratégias para a captação de jovens formados em Medicina Geral e Familiar é um sinal de que melhores dias virão.
Saúde para todos — Todos pela Saúde.

Avalie este artigo:
0/5