Conferência sobre saúde

A Ur’Gente – Associação de Utentes de Porto de Mós está a promover a mais importante conferência sobre saúde realizada no concelho. Dadas as limitações sanitárias para o controlo da pandemia, a associação assegura a transmissão da conferência em direto através deste link: https://www.ur-gente.org/em-direto/

“Do Centro de Saúde à USF — Discursos e práticas para a mudança” é o mote para uma “reflexão em torno dos atuais modelos de gestão das unidades funcionais de saúde e os diferentes contextos sociodemográficos que caracterizam os diferentes territórios, nomeadamente o Conselho de Porto de Mós e terá lugar no cineteatro de Porto de Mós com transmissão em streaming no site da associação.

A pandemia Covid veio colocar a descoberto fragilidades antigas, tendo agudizado o efeito de algumas. Os centros de saúde estão com muita dificuldade de responder às necessidades das populações e muitas consultas de doenças crónicas ficaram por realizar. Como resultado, as discussões relativamente ao futuro do SNS e das suas unidades de saúde, nomeadamente as dos cuidados primários, têm-se diversificado.

É neste contexto que a Ur´Gente pretende contribuir para a melhoria do sistema de acesso dos utentes aos cuidados de saúde convidando reputados especialistas em saúde a debaterem o tema, em conjunto com os nossos profissionais de saúde, utentes e poder político local.

Só com um compromisso efetivo entre as várias partes será possível devolver ao SNS as bases da sua própria génese – universalidade, equidade e qualidade.

Avalie este artigo:
0/5